quarta-feira, 21 de maio de 2008

Rio das Ostras Jazz & Blues 2008


Festival reúne o melhor do jazz e do blues nacional e internacional. O balneário fluminense de Rio das Ostras sedia, entre 21 e 25 de maio, a sexta edição do Rio das Ostras Jazz & Blues. O evento, apontado pela revista especializada Down Beat como com o um dos melhores festivais do gênero no mundo, vai apresentar uma seleção de grandes intérpretes e instrumentistas. Os shows são gratuitos e acontecerão em três palcos - Praia da Tartaruga, Lagoa de Iriry e na Cidade do Jazz e do Blues, em Costazul.

O festival traz feras como John Mayall & The Bluesbreakers, John Scofield, James “Blood” Ulmer, com participação especial de Vernon Reid - líder do Living Color, Will Calhoun Band, Regina Carter, Russell Malone, Bonerama e The Godfathers of Groove (Masters of Groove) - formado por Reuben Wilson, Bernard "Pretty" Purdie e Grant Green Jr - com participação especial de Léo Gandelman. Entre as atrações nacionais, Blues Etílicos, Taryn Szpilman, Dudu Lima, com participação especial de Marcos Suzano e Jean-Pierre Zanella, Robson Fernandes Blues Band, Mauro Senise Quarteto e Delicatessen. A Dixie Square Jazz Band, liderada por Marcos Vital, percorrerá os principais pontos da cidade, executando standards do jazz de New Orleans.

O Rio das Ostras Jazz & Blues acontece desde 2003. Realizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras, com produção de Stenio Mattos (Azul Produções), apresentou ao longo de suas cinco edições músicos como Stanley Jordan, Jane Monheit, John Scofield, Mike Stern, Richard Bona, James Carter, T.S. Monk, Robben Ford, Ravi Coltrane, Roy Rogers, Stefon Harris, Dom Salvador, Luciana Souza, Yamandú Costa, Romero Lubambo, Naná Vasconcellos, Sérgio Dias, Hamilton de Holanda, Celso Blues Boy, Léo Gandelman e Egberto Gismonti entre outros importantes artistas nacionais e internacionais.

Sua marca registrada é a mistura de estilos e tendências musicais, formando um painel do que há de mais importante no cenário do blues e do jazz no Brasil e no exterior. Em 2007, o festival reuniu na Cidade do Jazz e do Blues um público de aproximadamente 60 mil pessoas durante os cinco dias de evento. Para 2008, a expectativa é de 20 mil pessoas por dia.

Nenhum comentário: