segunda-feira, 10 de março de 2008

Introdução de Espírito Blues


O blues é trilha sonora para o grande êxodo negro do sul para o norte dos Estado Unidos. E esse estilo chegou ao Espírito Santo introduzido, principalmente, pela banda Urublues, em 1988. O livro-reportagem 'Espírito Blues' pretende documentar a história dos músicos capixabas que constituíram sua formação musical a partir desse estilo centenário, negro e etílico.

Bandas como a Sunrise Blues Band, o Buster Blues, a Black Jack, além dos precursores Urublues, Big Bat Blues Band e Fábio Mattos Blues Band estarão representados nos capítulos do livro, que em sua primeira edição ainda traz o retrato de dois grandes personagens do blues capixaba, o gaitista Cezar Távora e o guitarrista Douglas Chaga.

Em Espírito Blues, além do registro da ação e produção desses músicos ao longo do tempo, tomo como conhecimento de caso a banda Sunrise Blues Band, da qual faço parte, desde o ano de 2002. No capítulo destinado a ela, narro minha experiência inserido no contexto do blues feito no Espírito Santo.

O que não tem lugar nas páginas de jornal, normalmente, é excluído pelo editor. Mas, as páginas de um livro podem e devem ser o lugar comum para a produção jornalística. Assim o profissional mostra que no jornalismo as informações não se perdem, necessariamente, de um dia para o outro. O 'Espírito Blues' faz o resgate dos fatos que marcaram a formação da cena blues capixaba em um livro-reportagem que respeita a importância dos homens do blues espírito-santense.

Um comentário:

Anônimo disse...

então... quando sai????? o livro tá no forno?