domingo, 21 de junho de 2009

Koko Taylor: eterna festa em 'blues'


Em um mês de férias, o blog ficou um tempo abandonado. Neste período, deixei de prestar uma homenagem a maior diva do blues elétrico, Koko Taylor, falecida, aos 80 anos de idade, no dia 03 de junho de 2009, em um hospital de Chicago, por causa de complicações após uma cirurgia para conter um sangramento gastrointestinal.

Koko - que nasceu em uma fazenda de Memphis, Tennessee -, chamava-se Cora Walton e trabalhou como faxineira quando jovem. Em 1960, assinou um contrato com a Chess Records, a convite do maestro do blues Willie Dixon, e ganhou o mundo. Cinco anos depois, gravou seu maior sucesso 'Wang Dang Doodle', de autoria do próprio Dixon.

Ela cantou a música no seu último show, realizado no dia 07 de maio, em Memphis, no Blues Music Award, após receber o prêmio de artista de blues tradicional feminino do ano. Ao longo da carreira, Koko conquistou 29 Blues Music Awards e, em 1984, (ano em que nasci) faturou um Grammy.

Koko Taylor chegou a fazer mais de 100 shows por ano durante décadas, no entanto, em outubro de 2003, sofreu um ataque cardíaco e ficou em coma 28 dias. Todos temiam por sua vida, mas se recuperou e voltou aos palcos no ano seguinte.

Para Koko, fica a imagem de uma grande festa de blues, em um imenso salão, rolando Wang Dang Doodle a noite inteira! All Night Long, All Night Long...

Nenhum comentário: