(Rodrigo Rezende - Deadline7)
São as worksongs que mais se aproximam da lógica e, quem sabe, da lenda que envolve o surgimento do blues. Em 1965, um dos mais influentes bluesmen da história, Son House, especulava a origem desse estilo musical: “As pessoas insistem em me perguntar onde os blues começaram e tudo o que posso dizer é que, quando eu era garoto, a gente estava sempre cantando nos campos. Não chegava a ser canto, era mais gritaria, mas nós fazíamos nossas canções sobre as coisas que estavam acontecendo com a gente na época e acho que foi assim que o blues começou”.
Mesmo que haja quem argumente que o blues se origina das músicas religiosas, os spiritual ou o gospel, o fato é que ele, considerado como o estilo musical mais importante do século XX, é a união da musicalidade sensível dos ritmos do Oeste Africano com as formas musicais da Europa, inicialmente sintetizados nas worksongs e depois ampliados ao eruditismo, por exemplo, das obras do músico americano George Gershwin.
Confira o vídeo da canção “The Work Song”, de Nina Simone. Repare que no início do clipe aparecem imagens que caracterizam o ambiente de trabalho do negro, na época, das work songs!
Um comentário:
Fala véi matrêro!!!
Parabéns pela página.
Let's sing a work song??
Let's work together
Postar um comentário