(Rodrigo Rezende - Deadline7)
Sonny Terry e Brownie Macghee, Bob Dylan e Mallu Magalhães. O que estes artistas têm em comum? Eles representam a música folk em diferentes épocas. Para caracterizar o início do estilo, lembre da canção "Atirei o Pau no Gato". Não entendeu nada? Bem, esta é uma canção folclórica. E é justamente dessa forma que nasce a música folk nos Estados Unidos. Ela vem das cantigas de roda, das músicas de trabalho, das crônicas do cotidiano e dos ecos da natureza. Pense em uma banda cujos instrumentos são: apito de pato, baixo de bacia, banjo, tábua de lavar roupa e gaita-de-boca! Assim era o primórdio do folk. Com o tempo, tudo isso se resumiu a um violeiro trovador, politizado e poeta – vide Bob Dylan. No final dos anos 60, o folk ganha força, se transforma na canção de protesto dos jovens. Em 70, recebe uma roupagem elétrica, com o uso da guitarra. Nos anos de chumbo, no Brasil, artistas como Zé Geraldo; Sá, Rodrix Guarabyra; e O Terço misturam música e comportamento em um caldeirão woodstockiano. Fogem da selva de pedra e da censura para viver em comunidades bucólicas, ou seja, uma casa no campo onde pudessem compor seus rocks rurais, plantar seus amigos, discos, livros e nada mais.
Sonny Terry e Brownie Macghee, Bob Dylan e Mallu Magalhães. O que estes artistas têm em comum? Eles representam a música folk em diferentes épocas. Para caracterizar o início do estilo, lembre da canção "Atirei o Pau no Gato". Não entendeu nada? Bem, esta é uma canção folclórica. E é justamente dessa forma que nasce a música folk nos Estados Unidos. Ela vem das cantigas de roda, das músicas de trabalho, das crônicas do cotidiano e dos ecos da natureza. Pense em uma banda cujos instrumentos são: apito de pato, baixo de bacia, banjo, tábua de lavar roupa e gaita-de-boca! Assim era o primórdio do folk. Com o tempo, tudo isso se resumiu a um violeiro trovador, politizado e poeta – vide Bob Dylan. No final dos anos 60, o folk ganha força, se transforma na canção de protesto dos jovens. Em 70, recebe uma roupagem elétrica, com o uso da guitarra. Nos anos de chumbo, no Brasil, artistas como Zé Geraldo; Sá, Rodrix Guarabyra; e O Terço misturam música e comportamento em um caldeirão woodstockiano. Fogem da selva de pedra e da censura para viver em comunidades bucólicas, ou seja, uma casa no campo onde pudessem compor seus rocks rurais, plantar seus amigos, discos, livros e nada mais.
publicado em A Gazeta, Caderno 2. Segunda, 14 de julho.
Um comentário:
eu queria uma casa no campo...
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