domingo, 6 de janeiro de 2008

Etimologia do Blues



CULTURA. O jornalista Roberto Muggiati narra em seu livro "Blues: da Lama à Fama" uma verdadeira odisséia de fatos e versões sobre a etimologia da palavra blues. Confira a viagem!


“A expressão
to look blues, no sentido de se estar sofrendo de medo, ansiedade, tristeza ou depressão, já era corrente em 1550. Na época pós-elizabethana, ou, mais precisamente, como registraram os lexicógrafos a partir de 1616 (ano da morte de William Shakespeare), era costume empregar o termo blue devils para designar espíritos maléficos. Em 1787, os blue devils passaram a simbolizar um estado de depressão emocional, enquanto a palavra no plural, blues, aparecia em 1822 relacionada às alucinações provocadas pelo delirium tremens. Em 1807, num trecho de Salamagundi XI, do escritor americano Washington Irving, a palavra também é usada com esta conotação: 'Ele concluiu sua arenga com um suspiro e eu vi que ainda estava sob a influência de toda uma legião dos blues.' O próprio Thomas Jefferson escreveu em 1810: 'Nós somos assaltados às vezes por algo dos blue devils.' Nos anos 1830 ou 1840, dizer que a pessoa tinha os blues significava que estava aborrecida; em 1860, já significava infelicidade. Um dos primeiros registros escritos da palavra está no diário de Charlotte Forten, uma negra que nasceu livre no Norte e foi trabalhar como professora de escravos na Carolina do Sul. Em 14 de dezembro de 1862, ela anotou no seu diário: 'Não tinha dormido mais do que dez minutos quando fui acordada pelo que me pareciam gritos terríveis vindos dos alojamentos dos escravos.' Os gritos a perturbaram de tal maneira que no dia seguinte, um domingo, ao voltar da igreja, ela anotou no diário: 'Quase todo mundo estava alegre e feliz; eu, no entanto, voltei para casa com os blues. Joguei-me na cama e, pela primeira vez desde que aqui cheguei, me senti muito solitária e lamentei minha sorte.' Pouco depois, em 1886, em Vida no Exército, de um tal de Gregg, aparece o desabafo: 'Foi muito bom para mim aquele dia em que pude enxergar o lado mais iluminado do caso e evitar um severo ataque dos blues'....”

3 comentários:

Anônimo disse...

Vovô!

quiero hablar con usted!

me manda um email pra eu te adicionar no msn!

sandronovaes@gmail.com

valhêu!!!!!

Anônimo disse...

ogor = ogro (escrito rápido)

Anônimo disse...

caraca... tô de blues hoje...
beijos, dani costa!